top of page
Projetor de filme vintage

SOBRE O FESTIVAL

O Festival de Cinema de Gravataí, em sua primeira edição, coloca em evidência o potencial da cidade para a produção audiovisual. Realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), disponibilizados por meio de edital público, o Festival é produzido pela Cia de Atores Independentes, empresa de produção cultural sediada há 25 anos na cidade de Gravataí, e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) de Gravataí e do Sesc-Gravataí.
 
O Festival de Cinema de Gravataí se compõe de duas etapas. A primeira delas será a de Formações para o Audiovisual, com quatro oficinas, realizadas na Casa de Cultura Municipal e no Sesc-Gravataí, nos dias 7, 14, 21 e 28 de junho de 2025. A segunda etapa, que terá Mostra Competitiva de Curtas-Metragens, exibição de filmes, atividades culturais e painéis com realizadores, será realizada nos dias 28, 29 e 30 de agosto de 2025, no Auditório do Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Gravataí e no Teatro do Sesc-Gravataí.

OBJETIVOS

O 1º Festival de Cinema de Gravataí tem por principal objetivo celebrar a sétima arte e oferecer um espaço para a difusão e valorização do cinema de curta-metragem, sendo ainda objetivos específicos:

  • • Divulgar e fazer circular produção gaúcha e nacional de curta-metragem;

  • • Formar plateia para produções audiovisuais nacionais;

  • • Incentivar novos realizadores para a produção de filmes de curta-metragem;

  • • Refletir sobre a produção audiovisual com a participação de cineastas e produtores;

  • • Premiar as melhores produções entre as exibidas no festival.

  • • Oferecer oficinas de qualificação em audiovisual.

REGULAMENTO MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS

1. Poderão ser inscritas na mostra competitiva obras cinematográficas de curta-metragem, nos gêneros ficção e documentário, com no máximo 30 minutos de duração, já inseridos nesse tempo os créditos, abertura e cenas extras.​

2. As obras devem se enquadrar em uma das três categorias a seguir:

2.1 Categoria Produção Estadual: curtas produzidos em qualquer município do estado do Rio Grande do Sul;

2.2 Categoria Municipal Expandida: curtas produzidos em Gravataí e nos municípios limítrofes: Cachoeirinha, Sapucaia do Sul, Alvorada, Viamão, Novo Hamburgo, Glorinha e Taquara.

2.3 Categoria Estudantil: curtas produzidos por estudantes da segunda fase do ensino fundamental (a partir do sexto ano) e ensino médio de instituições de ensino públicas e privadas do estado do Rio Grande do Sul.

OBS: Todos os filmes selecionados estarão automaticamente concorrendo na categoria especial Juri Popular.

3. Os filmes serão selecionados por uma curadoria formada por profissionais do segmento do audiovisual, escolhidos pela Comissão Organizadora do Festival.

4. Os filmes inscritos devem se enquadrar nos gêneros ficção ou documentário, não sendo aceitas inscrições de obras publicitárias ou institucionais. Para efeitos desse regulamento, considera-se:

DOCUMENTÁRIO - Produção não-ficcional e que tem por objetivo qualificar o expectador sobre determinado tema, geralmente de caráter científico, histórico e/ou social.

FICÇÃO - Produção que se baseia em narrativas e personagens imaginados. Ficções podem ser inspiradas em cenários e personagens reais, mas não se constituem em registros históricos.

INSCRIÇÕES

5. Condições para inscrição

5.1. As inscrições para a Mostra Competitiva de Curtas-Metragens serão gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pela internet, por meio de formulário próprio disponibilizado pela Comissão Organizadora do Festival no site do evento http://www.festivaldecinemadegravatai.com.br  . Todos os campos da ficha de inscrição e seus anexos deverão ser preenchidos. 


5.2. As inscrições serão recebidas de 8 de abril de 2025 a 08 de junho de 2025. Inscrições encaminhadas após esse período não serão aceitas. 
 

5.3. Podem se inscrever pessoas físicas ou jurídicas, inclusive MEI, sendo consideradas como integrantes do filme todas as pessoas listadas nos créditos e na ficha técnica (ANEXO I).  
 

5.4. Somente poderão se inscrever no Festival produções realizadas no Estado do Rio Grande do Sul

​

5.5. No formulário de inscrição, deverá ser nomeada uma pessoa que irá representar o filme no festival, sendo essa pessoa responsável por participar dos debates após as exibições e receber a premiação, caso a obra seja contemplada. Poderá se feita a substituição do responsável do filme, caso haja algum imprevisto com a sua participação no dia de exibição, avisada com antecedência à produção do Festival.

​

5.6. Os filmes inscritos devem ser no formato curta-metragem, com no máximo 30 minutos de duração, já incluídos créditos, abertura e extras, nos gêneros ficção ou documentário, sem exigência de ineditismo e que tenham sido finalizados após 1° de abril de 2023. É necessário que os filmes estejam concluídos até o momento da inscrição.
 

5.7. Ao se inscrever, o responsável pela inscrição autoriza a exibição do filme e de trechos da obra durante a realização do festival e anteriormente para sua divulgação. 
 

5.8. Um mesmo filme pode ser inscrito em mais de uma categoria (Estudantil, Municipal Expandida e Estadual), sendo que cada realizador poderá concorrer com, no máximo, dois filmes. Caso haja mais de duas inscrições, serão consideradas as duas primeiras.
 

5.9. Os filmes inscritos devem OBRIGATORIAMENTE: 

a) Conter link para acesso a filme, que deve ser inserido no formulário de inscrição. Preferencialmente, o link não deve exigir senha, mas, caso haja senha para acesso ao material, esta deve ser indicada no campo específico do formulário de inscrição. 


b) Conter legendas em português.


c) Definir Classificação Etária Indicativa, conforme a Nova Classificação Indicativa do Ministério da Justiça (disponível para consulta CLICANDO AQUI


d) Ter sido produzidos por realizadores brasileiros, cujas produtoras estejam sediadas no Brasil.
 

e) Os filmes devem ter sido finalizados entre o dia 1º de abril de 2023 e 08 de junho de 2025, sendo que devem estar finalizados no momento da inscrição, possuindo uma cópia física, para exibição, em formato digital. 

5.10. Não poderão se inscrever filmes que tenham em sua equipe membros da Comissão Organizadora do Festival exercendo funções de direção, roteiro, montadores ou que sejam co-autores e/ou responsáveis diretos por critérios artísticos na obra. 

​

5.11. Serão permitidas participações em filmes inscritos de membros da Comissão Organizadora desde que envolvidos apenas em funções de produção, apoio ou atuação cênica e musical (atores, atrizes, músicos, bailarinos etc), desde que não caracterizem participação criativa ou autoral. Esses envolvidos não poderão participar ou se envolver, direta ou indiretamente, com a triagem classificatória das obras ou com o julgamento delas. 
 

6. Deverão ser anexados ao formulário de inscrição:

6.1. Documento de Identificação, que contenha o número do CPF do responsável pela inscrição.

​

6.2. Formulário com dados do filme: ficha técnica, sinopse e resumo das atividades do realizador (pessoa física ou jurídica). (ANEXO I). Arquivo com no máximo 10MB

​

6.3. Formulário de indicação do responsável pela inscrição e premiação.

​

6.4. Link aberto com Imagens (fotos, cards, cartazes e outros) do filme para divulgação.

 

6.5. Termo de autorização de participação de menores de idade assinados pelo responsável (ANEXO II), se for o caso.

OBS: Todos os documentos devem ser anexados no ato da inscrição. 

7. Especificações para o envio de filmes

7.1. Os arquivos dos curtas-metragens devem ser enviados, obrigatoriamente, durante o período de inscrição, sendo inserido link no campo próprio no formulário de inscrição. O arquivo deve estar armazenado em uma das seguintes plataformas de compartilhamento de vídeos: Google Drive, Youtube, Vimeo ou Onedrive. A abertura do arquivo deve estar acessível à produção do evento e, caso haja necessidade de senha, esta deve ser informada em campo próprio no formulário de inscrição.  

 

7.2. Serão validados somente os filmes com arquivo nos formatos MOV, MP4 ou AVI, codificação H.264 resolução Full HD, 4k, 6k.

 

7.3. O nome do arquivo deve ser o mesmo do nome do filme.

 

7.4. Caso um mesmo realizador inscreva mais de um filme, esses deverão ser encaminhados em formulários separados. Ou seja, para cada filme enviado, deverá ser preenchido um formulário de inscrição e cumpridas todas as etapas (incluindo anexos e documentos). No formulário deverá ser informado em quais categorias o filme concorre.

 

7.5. O envio do arquivo do filme deverá ser realizado no ato da inscrição e transmissão do formulário de inscrição e demais formulários (anexos e documentos), sob pena de não ter a inscrição validada. Após a análise do conteúdo do arquivo, o concorrente receberá a confirmação de recebimento através do e-mail informado no formulário de inscrição.

 

7.6. Ao ser enviado, é necessário que o link do filme esteja disponível para download.

 

7.7. No caso de problemas para efetuar o download do arquivo do filme, a Comissão Organizadora do Festival poderá solicitar que seja enviado novamente. A solicitação, caso necessário, será feita pelo e-mail informado no formulário de inscrição e o realizador terá até 24 horas do envio da mensagem para encaminhar o arquivo solicitado. A comissão organizadora não entrará em contato por WhatsApp ou por outros meios. 

8. Pré-seleção

8.1. A pré-seleção será realizada por profissionais do segmento do audiovisual, convidados pela Comissão Organizadora do Festival para compor a Comissão de Curadoria. 


8.2. Nesta etapa, serão selecionados até 30 filmes para a Mostra Competitiva e que serão exibidos nos três dias do Festival. O número de filmes poderá ser superior a 30, em função do tempo de duração das obras habilitadas nessa fase.


8.3. A lista dos habilitados para a fase eliminatória será divulgada no site oficial do Festival, nas redes sociais e na imprensa, conforme cronograma disponível no item 12. Os selecionados serão comunicados oficialmente por e-mail enviado pela Comissão Organizadora do Festival.
 

8.4. A decisão da Comissão de Curadoria é soberana, não cabendo recursos ou questionamentos quanto aos critérios utilizados na pré-seleção.
 

8.5. Os arquivos digitais dos curtas-metragens inscritos farão parte do Acervo do Festival e poderão ser utilizados em exibições públicas gratuitas com fins exclusivamente culturais e educacionais, sem que isso represente quaisquer ônus relativos a direitos autorais ou de imagem para o Festival.
 

8.6. Os realizadores, produtores ou representantes legais dos filmes inscritos no Festival cedem gratuitamente, aos organizadores do 1º Festival de Cinema de Gravataí, o direito de exibir e divulgar, em qualquer mídia, trechos do filme (fotos e excertos), por si ou por terceiros, a qualquer tempo, sem limitação de número de vezes, sem que seja devida aos participantes qualquer remuneração ou compensação. 

9. Seleção final e ordem de apresentação

Na etapa eliminatória, realizada durante os três dias do Festival de Cinema de Gravataí, os filmes habilitados serão apresentados por categorias (Estadual, Municipal Expandida e Estudantil), sendo que a ordem de apresentação será definida pela Comissão Organizadora do Festival. Nos três dias do Festival, o público irá eleger o Melhor Filme na Categoria Juri Popular.

10.  Critérios da seleção final

Os filmes que irão se apresentar durante os três dias do Festival serão selecionados por um júri técnico, escolhido pela Comissão Organizadora. Eles atribuirão notas de 5 a 10, de acordo com os seguintes critérios:​

a) Roteiro

b) Direção

c) Fotografia

d) Montagem

e) Originalidade do tema/abordagem

PREMIAÇÃO

11.  O 1º Festival de Cinema de Gravataí vai entregar aos primeiros colocados em cada categoria o Troféu Menino de Pedra e mais premiação em dinheiro no valor de R$ 1.000(Um mil reais) para a categoria estudantil e 2.000 (dois mil reais) para categorias: Municipal Expandida e Estadual. No total, serão entregues 7 troféus e distribuídos R$ 10.000 (Dez mil reais) em prêmios.​

Farão jus à premiação:

a) 1º primeiro lugar na categoria Produção Estadual, gênero ficção.

b) 1° primeiro lugar na categoria Produção Estadual, gênero documentário.

c) 1º primeiro lugar na categoria Produção Municipal Expandida, gênero ficção.

d) 1º primeiro lugar na categoria Produção Municipal Expandida, gênero documentário.

e) 1º primeiro lugar na categoria Produção Estudantil, gênero ficção.

f) 1º primeiro lugar na categoria Produção Estudantil, gênero documentário.

g) Melhor filme por Juri Popular, entre todas as categorias e gêneros.

OBS: A premiação de melhor filme para júri popular será somente o troféu Menino de Pedra.

12.  Outras Informações

12.1. A Comissão Organizadora do Festival de Cinema de Gravataí poderá instituir premiações, homenagens e menções adicionais, que serão divulgadas junto com a programação final no site do evento.

​

12.2. É de responsabilidade única, exclusiva e irrestrita do realizador inscrito qualquer regularização relativa aos direitos autorais envolvidos na obra, cabendo exclusivamente a ele obter o devido consentimento dos envolvidos para utilizar, veicular e disponibilizar a obra audiovisual, observando o disposto nesse regulamento e na legislação, arcando com eventuais pagamentos relativos a essa questão.

​

12.3. Informações e esclarecimentos poderão ser obtidos exclusivamente pelo e-mail contato@festivaldecinemadegravatai.com.br  ou Mensagens encaminhadas por outros meios serão orientadas a utilizarem o canal oficial de comunicação entre os inscritos/selecionados e a Comissão Organizadora do Festival.

​

12.4. A efetivação da inscrição no Festival de Cinema de Gravataí configura automática e plena concordância do participante com os termos desse Regulamento.

​

12.5 Questões omissas nesse Regulamento serão resolvidas pela Comissão Organizadora, sendo sua decisão soberana.

13.  Cronograma

BarraOficial02.png
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Spotify

Copyright © 2025 Festival de Cinema de Gravataí. Todos os direitos reservados.

design by

Logotipo da Mazim - design | tecnologia | web, empresa desenvoilvedora do site
bottom of page